EVOLUÇÃO DA MORALIDADE E TEORIA DO ERRO MORAL
Schlagworte:
Richard Joyce, Explicação evolucionista da moralidade, Teoria do erro moral, Crenças moraisAbstract
Richard Joyce é um dos defensores da teoria do erro moral, segundo a qual os sujeitos teriam crenças morais, mas estas seriam provavelmente falsas, devendo, portanto, serem desacreditadas. Um dos pontos de partida do autor para sustentar dito posicionamento consiste na hipótese evolucionista acerca da moralidade, conforme a qual o senso moral dos seres humanos, a tendência que eles têm de considerar algumas ações como moralmente obrigatórias, enquanto outras como moralmente proibidas, seria uma adaptação biológica, isto é, uma característica que foi selecionada ao longo do processo evolutivo. Segundo o autor, contudo, essa hipótese não seria suficiente para estabelecer um posicionamento metaético tão forte quanto o que ele sustenta. O autor tem, então, de suplementar referida hipótese a fim de embasar seu posicionamento. O presente trabalho objetiva proceder a uma breve reconstrução do percurso argumentativo de Joyce para dar sustento à teoria do erro, a fim de esclarecer precisamente o papel nela exercido pela hipótese evolucionista acerca da moralidade. Na primeira parte do trabalho, será apresentada a hipótese evolucionista sobre a moralidade e, na segunda parte, será apresentada a argumentação de Joyce a favor da teoria do erro.
Literaturhinweise
HARMS, W. F. Adaptation and Moral Realism. In: Biology and Philosophy, 15, pp. 699-712, 2000.
JOYCE, R.. Darwinian ethics and error. In: Biology and Philosophy 15, pp. 713-732, 2000.
______. The Myth of Morality. Cambridge: Cambridge University Press , 2003.
RUSE, M. Evolutionary Ethics: a Phoenix Arisen. In: THOMPSON, P. (Ed.) Issues in Evolutionary Ethics. New York: State University New York Press, 1995a. pp. 225-247.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Karen Giovana Videla da Cunha Naidon
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Weitergabe unter gleichen Bedingungen 4.0 International.