POSSIBILIDADE DO DISCURSO SOBRE DEUS A PARTIR DA TRANSVALORAÇÃO DOS VALORES

Autores

  • Daniel Soares das Chagas Faculdade Palotina - FAPAS
  • Marcos Alexandre Alves Universidade Franciscana - UFN

Palavras-chave:

Religião, Deus, Nietzsche, Transvaloração

Resumo

Este trabalho tem por objetivo demonstrar que a filosofia de Nietzsche não é uma exortação ao ateísmo. A intenção é mostrar que a sua suposta denúncia e negação dos valores metafísicos, enquanto verdade absoluta, é hoje, no horizonte Pós-moderno, justamente o que possibilita uma retomada do discurso religioso em meio ao contexto plural de crenças e diversidade de pensar. Não se trata de propor a existência de uma teologia em Nietzsche. Mas, a partir de uma interpretação hermenêutica, pretende-se destacar que, se há, para a metafísica um discurso válido e possível após o anúncio da morte de Deus, tal ação deverá pautar-se em um modus operandi que não queira convencer pela pretensão da verdade, senão pela via da caritas, abrindo-se ao mundo e assumindo a sua condição niilista. Assim, a transvaloração dos valores, ante a não correspondência real da prática dos depositários da fé, pode abrir espaço para o pluralismo religioso e conferir uma nova face à religião.

Referências

ASSOUN, Paul-Laurent. Freud & Nietzsche, semelhanças e dessemelhanças. Tradução de Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Editora Brasiliense, 1989.

CEIA, Carlos. E-Dicionário de termos literários. Disponível em: <http://www.edtl.com.pt/index.php?option=com_mtree&task=viewlink&link_id=785&Itemid=2>. Acesso em: 24 jun. 2016.

NIETZSCHE, F. Assim falou Zaratrusta: Um livro para todos e para ninguém. Tradução de Mário Ferreira da Silva. 4. ed. Rio de Janeiro: Ed Civilização Brasileira, 1986.

______. A gaia ciência. Tradução de Paulo César de Souza. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

______. Além do bem e do mal. Tradução de Paulo César de Souza. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

______. Genealogia da moral. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

¬¬¬¬¬¬¬VATTIMO, G. Morte de Deus e o fim da metafísica, a luta contra os absolutos. IHU on-Line, Brasil, 2013. Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/39429-morte-de-deus-e-fim-da-metafisica-a-luta-contra-os-absolutos-entrevista-especial-com-gianni-vattimo>. Acesso em: 28 jun. 16.

¬¬¬______. Depois da cristandade. Tradução de Cynthia Marques. Rio de Janeiro: Record, 2004.

______. O fim da modernidade: niilismo e hermenêutica na cultura pós-moderna. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

Downloads

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Soares das Chagas, D., & Alves, M. A. (2024). POSSIBILIDADE DO DISCURSO SOBRE DEUS A PARTIR DA TRANSVALORAÇÃO DOS VALORES. Anais Da Semana Acadêmica De Filosofia. Recuperado de https://revistas.fapas.edu.br/index.php/safilosofia/article/view/294