INDIVIDUALISMO, RAZÃO INSTRUMENTAL E A PERDA DA LIBERDADE
OS “MAL-ESTARES” MODERNOS QUE IMPEDEM A AUTENTICIDADE NA COMPREENSÃO DE CHARLES TAYLOR
Palavras-chave:
Autenticidade, Individualismo, Decadência, Liberdade, RazãoResumo
O presente artigo apresenta o desenvolvimento da busca pela autenticidade humana, trabalhada pelo filósofo canadense Charles Taylor, através das preocupações da civilização moderna, chamadas pelo autor de “Mal-estares”, os quais apresentam um declínio humano na história. Nas últimas décadas, desde a Segunda Guerra Mundial, a humanidade vem passando por um momento de declínio, ao invés do desenvolvimento. Este declínio vem a reduzir o conceito de autenticidade humana, pois impede o homem de atingir o seu ser mais verdadeiro e completo. Estes “mal-estares”, ou ainda, as preocupações de Charles Taylor, não constatadas por ele mas muito discutidas hoje, são o Individualismo, a elevação da instrumentalização da razão e, como consequência destas duas primeiras, a perca da liberdade. Assim, Taylor argumenta sobre as causas de haver um declínio na civilização, se pode ser razão de um excesso de ordens hierárquicas, metafísica e ordens sagradas, fazendo com que a civilização tenha certo repúdio a estas “conquistas”, ou ainda pela má compreensão delas, com o “desencantamento” do mundo.
Referências
BELTRAMI, Fábio; TAYLOR, Charles. A ética da autenticidade. Revista Conjectura, Caxias do Sul, v. 17, n. 1, Jan/abr. 2012.
CAMATI, Odair; TAYLOR, Charles. Uma era secular. Revista Conjectura, Caxias do Sul, V. 18, n. 3, Set/dez. 2013.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio Básico da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988
LASCH, Christopher. O mínimo eu: sobrevivência psíquica em tempos difíceis. Tradução de João Roberto Martins Filho. Ed Brasiliense. Brasília, 1986.
TAYLOR, Charles. A Ética da Autenticidade. Tradução de Talyta Carvalho. São Paulo: É Realizações, 2011.
______. As fontes do Self: a construção da identidade moderna. Tradução de Adail U. Sobral e Dinah de Abreu Azevedo. São Paulo: Edições Loyola, 1997.
______. Argumentos Filosóficos. Tradução de Adil Ubirajara Sobral.São Paulo: Edições Loyola, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jean Rodrigo Pinheiro, Daniel Soares das Chagas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.