DA ONTO-TEO-LOGIA À ÉTICA DA ALTERIDADE
A ABERTURA AO OUTRO COMO CONDIÇÃO PARA PENSAR DEUS EM LEVINAS
Palavras-chave:
Deus, Infinito, Ética, OutroResumo
O artigo propõe-se a investigar filosoficamente como a questão de Deus irrompe na obra levinasiana. O pensamento filosófico do autor presente neste artigo apresenta aquilo que podemos chamar de período da maturidade intelectual de Levinas, entre eles destacam-se: “Deus, a Morte e o Tempo” (1975/76) e a “De Deus que Vem a Ideia” (1986), textos bases para a elaboração da proposta reflexiva sobre Deus e a ética da alteridade, tema deste artigo. Enfim, a intenção é a de apresentar a concepção levinasiana de Deus, como uma expressão significante fora da onto-teo-logia do discurso filosófico tradicional. A Ideia do Infinito é apresentada por Levinas como acontecimento de abertura para com o Outro que assegura a transcendência, ou seja, como uma possibilidade de pensar Deus sem a contaminação ontológica, mas como diacronia desinteressada e fora da adequação da consciência intencional.
Referências
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