SEGURANÇA PÚBLICA, POLÍTICAS PÚBLICAS E O CÁRCERE
Schlagworte:
Cárcere, Estado, Visibilidade/Invisibilidade, Políticas Públicas, Segurança PúblicaAbstract
Um dos institutos de proteção fundamental da sociedade é a segurança pública, que ao trabalhar com o Estado, seja no âmbito inquisitório, seja promovendo as políticas públicas, mudando a realidade de várias pessoas com as vidas ligadas ao crime ou seu potencial. Em nome do país, visando o melhor dessas pessoas, externalizam uma prevenção para que o cárcere não mude suas vidas para sempre, quando em situação de prisão. As questões carcerárias não envolvem apenas o Estado como o órgão que deve apenas punir, envolvem subsídios, a realidade depois de entrar na penitenciária, a família do apenado e medidas de mudança de políticas resultando em um melhor convívio social.
Literaturhinweise
FONTE, Felipe de Melo. Políticas Públicas e Direitos Fundamentais. São Paulo: Saraiva, 2015. p. 57-73.
ZABALA, Antoni. A Prática Educativa Como Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2014. p. 22-44.
CÂMARA, Paulo Sette. A Política Carcerária e a Segurança Pública. Revista de Segurança Pública. Pará, v.1, n.1, jan. 2007.
LIMA, Renato Sérgio de; BUENO, Samira; MINGARDI, Guaracy. Estado, Polícias e Segurança Pública no Brasil. Revista Direito GV. São Paulo, v.12, n.1, abr. 2016.
SILVA, Rayzza Aparecida Gomes; FERREIRA, João Lucas. A Criação da Patrulha Maria da Penha Contribui Para Diminuição dos Casos de Violência Contra a Mulher, em Goiânia no Ano de 2017 ou Apenas Auxilia no Acompanhamento de Vítimas Já Agredidas? Revista Brasileira de Estudos de Segurança Pública. Goiânia, v.11, n.1, abr. 2018.
UNODC. Sobre o Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas e Crime. Disponível em: <https://www.unodc.org/lpo-brazil/pt/sobre-unodc/index.html> Acesso em: 13 ago. 2019.
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Gabriela de Azevedo Lied; Olinda Barcellos
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Weitergabe unter gleichen Bedingungen 4.0 International.