VERIFICAÇÃO DE NIETZSCHE SOBRE A EDUCAÇÃO

Autores

  • Teilor Venturini Faculdade Palotina - FAPAS

Palavras-chave:

Educação, Nietzsche, Cultura, Formação

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a proposta que Friedrich Nietzsche apresenta sobre a educação. Dentro do processo educativo observado por Nietzsche, é percebido que o ensino está voltado para especialização e capacitação para o trabalho e não para o florescimento do pensar ou à reflexão. Nietzsche afirma que tarefa do mestre é purificar a cultura, ou seja, o professor tem a tarefa de ser mestre e escultor. Primeiramente ele precisa se avaliar para melhor se conhecer dentro do seu saber. Ao longo do processo educacional ir guiando o aluno ao verdadeiro conhecimento, e ao puro processo de reflexão de si e do mundo onde vive. Explanarei exposição à crítica apresentada por Nietzsche ao sistema educacional de sua época, a cultura como processo educacional. Abordarei ainda que o filósofo afirma que para uma boa educação é preciso valorizar a primeira cultura do aluno, para que desta forma ele possa mudar a sociedade.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. Traduzido por Alfredo Bosi. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

CAMBRIDGE, Dicionário de filosofia. 2 ed. São Paulo: Paulus, 2011. 1019 p.

FRAGOSO, Myrian Xavier. Nietzsche e a Educação. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31731974000100017> Acesso em: 20 set. 2018.

NIETZSCHE, Friedrich. Escritos sobre Educação. Traduzido por Noéli Correia de Delo Sobrinho. 2 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

VON ZUBEN, Marcos de Camargo; MEDEIROS, Rodolfo Rodrigues. Nietzsche e a educação: autonomia, cultura e transformação. Disponível em: <https://pt.scribd.com/document/252732905/Nietzsche-e-a-educacao-autonomia-cultura-e-transformacao> acesso em: 22 set. 2018.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Como Citar

Venturini, T. (2024). VERIFICAÇÃO DE NIETZSCHE SOBRE A EDUCAÇÃO. Anais Da Semana Acadêmica De Filosofia. Recuperado de https://revistas.fapas.edu.br/index.php/safilosofia/article/view/318