CRÍTICA DE NIETZSCHE À COMPAIXÃO SCHOPENHAUERIANA
Palavras-chave:
Moral, Nietzsche, SchopenhauerResumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar as principais considerações das críticas de Nietzsche no que diz respeito à fundamentação da moral de Schopenhauer. A doutrina schopenhaueriana, a qual fundamenta a moral na compaixão, é alvo de duras críticas nietzschianas, ao estipular que as ações dotadas de valor moral são somente aquelas que levam em consideração o outro. Para isso, torna-se necessário uma revisão das teses schopenhaurianas, segundo as quais, o egoísmo é o motivo antimoral por excelência e, contrariamente, o altruísmo é a base legítima da moralidade, ou seja, a compaixão como única e possível fundamentação da moral.
Referências
DALCOL, Mônica Saldanha. A compaixão como fundamento da moral em Schopenhauer. Dissertação (Mestrado em Filosofia) UFSM, Santa Maria - RS, 2014.
JANAWAY, Christopher. Schopenhauer. Cambridge: Cambridge University Press, c1999. 478 p. (The Cambridge Companion).
NIETZSCHE, Friedrich. Aurora. Tradução Rui Magalhães. Res Editora, Porto-Portugal 1886.
OLIVEIRA, Jelson. A crítica de Nietzsche à moral da compaixão de Schopenhauer em Aurora: o desprezo de si como artimanha de condenação do indivíduo. Revista Voluntas: estudos sobre Schopenhauer – 2º semestre 2010 – Vol. 1 – Nº 2 – ISSN: 2179-3786 - pp. 04-22
PASCHOAL, Antônio Edmilson; FREZZATTI, Antônio. 120 anos de “Para a genealogia da moral”. Ijuí: Ed. Unijuí 2008.
SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e como representação. 1° Tomo. Tradução, apresentação, notas e índices de Jair Barboza. São Paulo: Editora UNESP, 2005.
______. Sobre o fundamento da Moral. Tradução Maria Lúcia Oliveira Cacciola. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Amanda Pires Pedrozo, Alceu Cavalheiri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.