A METAFÍSICA POR TRÁS DA ÉTICA SCHOPENHAUERIANA
Palavras-chave:
Ética, Metafísica, SchopenhauerResumo
Explora-se no presente artigo a existência de uma concepção metafísica por trás da teoria ética defendida pelo filosofo Arthur Schopenhauer. Para o desenvolvimento desta investigação será utilizado às obras: Sobre o Fundamento da Moral e O mundo como vontade e como representação. A partir dessa analise apresentar-se-á o conceito de compaixão, esse sentimento demostra-se essencial na medida em que o filósofo o utiliza como fundamento de sua moral, também será apresentado o conceito de Vontade dada a sua centralidade na metafísica Schopenhaueriana. Exposto esses conceitos discutiremos as suas relações, pois, da forma na qual o sujeito, segundo Schopenhauer, se compadece com o outro, identificando-o como um “eu-mais-uma-vez” juga-se que a ideia de Vontade perpassa a ideia compaixão, por isso os indivíduos compreendem o outro como uma extensão sua, uma vez que em ultima instancia tudo ou todos pertenceriam à vontade.
Referências
CACCIOLA, Maria Lúcia Mello e Oliveira. Schopenhauer e a questão do dogmatismo. São Paulo: EDUSP, 1994;
DEBONA, V. A teoria da ação humana de Schopenhauer como grande e pequena ética. In: Francesco Giordano; Mario Carparelli; Simona Apollonio. (a cura di). Per mari inesplorati. Studi in onore del Prof. Domenico M. Fazio. Lecce: Pensa MultiMedia, 2017, pp. 187-213;
_____. Pessimismo e eudemonologia: Schopenhauer entre pessimismo metafísico e pessimismo pragmático. Kriterion, Belo Horizonte, vol. 57, n. 135, Sept./Dec. 2016 – disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/kr/v57n135/0100-512X-kr-57-135-0781.pdf>.
SCHOPENHUAER, Arthur. O Mundo como Vontade e como Representação. Tradução de Jair
Barboza. São Paulo: EDUSP, 2005;
_______. Aforismos para a sabedoria de vida. Tradução de Jair Barboza. São Paulo: Martins Fontes, 2009;
_______. Bastar a si mesmo. Tradução de Jair Barboza. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012;
_______. Sobre o Fundamento da Moral. Tradução de Maria Lucia Mello e Oliveira Cacciola. São
Paulo: Martins Fontes, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luciana Vanuza Gobi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.