A COMPREENSÃO DE ESSÊNCIA NA FILOSOFIA ARISTOTÉLICA SEGUNDO XAVIER ZUBIRI
Palavras-chave:
Essência, Correlato da definição, Metafísica, Filosofia aristotélica, Xavier ZubiriResumo
O presente artigo tem por finalidade apresentar a temática sobre a essência na filosofia aristotélica sob a interpretação de Xavier Zubiri (1898-1983). Para tanto, far-se-á o percurso filosófico elaborado pelo filósofo basco desde o seu tratado Sobre a essência, obra de um período denominado como de sua ‘maturidade filosófica’, para daí colher os resultados de sua investigação. Tendo Aristóteles como seu interlocutor, Zubiri faz ver que, no estagirita, a essência será o correlato real da definição. Para se chegar a esta afirmação, há de se realizar um percurso argumentativo que se desdobra, primeiramente, na compreensão prévia de essência que o próprio Zubiri tem para, em seguida, adentrar na temática aristotélica.
Referências
ARISTÓTELES. Metafísica. Ensaio introdutório, texto grego com tradução e comentário de Giovanni Reale. São Paulo: Edições Loyola, 2013. v.2.
______. Órganon: Categorias, Da interpretação, Analíticos anteriores, Analíticos posteriores, Tópicos, Refutações sofísticas. Bauru: Edipro, 2010.
AQUINO, Tomás de. O ente e a essência. Petrópolis: Vozes, 2013.
EIDÉTICO. In: FERRATER MORA, José. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Loyola, 2001. v.2.
QUIDIDADE. In: MOLINARO, Aniceto. Léxico de Metafísica. São Paulo: Paulus, 2000.
SECRETAN, Philibert (Org.). Introdução ao pensamento de Xavier Zubiri (1898-1983): por uma filosofia de realidade. São Paulo: É Realizações, 2013.
SUBSTÂNCIA. In: FERRATER MORA, José. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Loyola, 2001. v.4.
SILVA JUNIOR, Jairo Vieira da. A essência como momento último e fundante da realidade segundo Xavier Zubiri. 2016. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Filosofia) - Faculdade Palotina (FAPAS), Santa Maria.
ZUBIRI, Xavier. Sobre la esencia. Madrid: Sociedad de Estudios y Publicaciones, 1963.
______. Cinco lições de filosofia. São Paulo: É Realizações, 2012.
______. Natureza, História, Deus. Prefácio de Joathas Bello, tradução Carlos Nougué. São Paulo: É Realizações, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jairo Vieira da Silva Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.