IDEALISMO TRANSCENDENTAL DE KANT
O ESPAÇO E TEMPO COMO FORMAS A PRIORI DA INTUIÇÃO
Palavras-chave:
Idealismo, Kant, Epistemologia, Espaço, TempoResumo
O presente trabalho visa entender o idealismo transcendental, uma designação que Kant deu a sua própria posição em relação à teoria do conhecimento. Quando nos referimos a transcendental, referimo-nos a intuições da própria razão que são anteriores e mais fundamental do que aquilo que foi experimentado, ou seja, do que as experiências empíricas. O termo transcendental trata-se da apresentação das condições de possibilidade da experiência empírica, tais condições são a priori, as quais são formas puras da sensibilidade que tem como finalidade, possibilitar o conhecimento. O espaço e tempo são elementos que fazem parte do ser humano e não está fora dele, trata-se de condições subjetivas de sua intuição. Tanto o espaço, quanto o tempo, são pressupostos para que o conhecimento possa ser possível na razão humana; isto é, para que a experiência sensível aconteça e assim, possa conduzir ao entendimento os elementos necessários, garantindo a conceptualização dos materiais conhecíveis. Espaço e tempo não devem ser compreendidos apenas como relações qualitativas. Ou seja, a diferença entre a localização dos objetos no espaço, ou a diferença entre os objetos serem concomitantes ou sucessivos no tempo, não são diferenças apenas qualitativas das coisas na experiência.
Referências
DALBOSCO, Cláudio Almir. O idealismo transcendental de Kant. Passo Fundo: Universitária, 1997.
HÖFFE, Otfried. Immanuel Kant. Traduzido por Christian Viktor Hamm e Valério Rohden. São Paulo: Martins Fontes; 2005
KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. Traduzido por Fernando Costa Mattos. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
______. Fundamentação da metafísica dos costumes. Traduzido por António Pinto de Carvalho. São Paulo: Companhia editora nacional (CEN), 1964. v. 1.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ronaldo dos Santos Ribeiro, Ananias Fernane Neto, Filipe Gomes de Freitas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.