IDEALISMO TRANSCENDENTAL DE KANT

O ESPAÇO E TEMPO COMO FORMAS A PRIORI DA INTUIÇÃO

Autores

  • Ronaldo dos Santos Ribeiro Faculdade Palotina - FAPAS
  • Ananias Fernane Neto Faculdade Palotina - FAPAS
  • Filipe Gomes de Freitas Faculdade Palotina - FAPAS

Palavras-chave:

Idealismo, Kant, Epistemologia, Espaço, Tempo

Resumo

O presente trabalho visa entender o idealismo transcendental, uma designação que Kant deu a sua própria posição em relação à teoria do conhecimento. Quando nos referimos a transcendental, referimo-nos a intuições da própria razão que são anteriores e mais fundamental do que aquilo que foi experimentado, ou seja, do que as experiências empíricas. O termo transcendental trata-se da apresentação das condições de possibilidade da experiência empírica, tais condições são a priori, as quais são formas puras da sensibilidade que tem como finalidade, possibilitar o conhecimento. O espaço e tempo são elementos que fazem parte do ser humano e não está fora dele, trata-se de condições subjetivas de sua intuição. Tanto o espaço, quanto o tempo, são pressupostos para que o conhecimento possa ser possível na razão humana; isto é, para que a experiência sensível aconteça e assim, possa conduzir ao entendimento os elementos necessários, garantindo a conceptualização dos materiais conhecíveis. Espaço e tempo não devem ser compreendidos apenas como relações qualitativas. Ou seja, a diferença entre a localização dos objetos no espaço, ou a diferença entre os objetos serem concomitantes ou sucessivos no tempo, não são diferenças apenas qualitativas das coisas na experiência.

Referências

DALBOSCO, Cláudio Almir. O idealismo transcendental de Kant. Passo Fundo: Universitária, 1997.

HÖFFE, Otfried. Immanuel Kant. Traduzido por Christian Viktor Hamm e Valério Rohden. São Paulo: Martins Fontes; 2005

KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. Traduzido por Fernando Costa Mattos. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

______. Fundamentação da metafísica dos costumes. Traduzido por António Pinto de Carvalho. São Paulo: Companhia editora nacional (CEN), 1964. v. 1.

Downloads

Publicado

2024-12-16

Como Citar

dos Santos Ribeiro, R., Fernane Neto, A., & Gomes de Freitas, F. (2024). IDEALISMO TRANSCENDENTAL DE KANT: O ESPAÇO E TEMPO COMO FORMAS A PRIORI DA INTUIÇÃO. Anais Da Semana Acadêmica De Filosofia. Recuperado de https://revistas.fapas.edu.br/index.php/safilosofia/article/view/307