A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM FILOSOFIA A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DO PIBID NA ESCOLA IRMÃO QUINTINO EM 2017

Autores

  • Alceu Cavalheiri Faculdade Palotina - FAPAS
  • Ederson Braga Melo Faculdade Palotina - FAPAS
  • Guilherme Alves de Souza Faculdade Palotina - FAPAS
  • Jonilson Rohers Talavitz Faculdade Palotina - FAPAS
  • Juliano Telles dos Santos Faculdade Palotina - FAPAS
  • Juliano Venturini Faculdade Palotina - FAPAS
  • Robson Raddatz Ramos Faculdade Palotina - FAPAS
  • Ruthe Marina Machado Silva Faculdade Palotina - FAPAS

Palavras-chave:

PIBID, Iniciação à docência, Ensino de filosofia

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas e Iniciação à Docência (PIBID) surgiu em 2010 como iniciativa para fomentar a busca pela docência e auxiliar no processo formativo dos futuros educadores. O presente trabalho deseja mostrar como este fomento acontece na iniciação à docência em filosofia a partir das experiências ‘pibidianas’ na Escola Irmão Quintino – Santa Maria, RS, visando o ensino, a pesquisa e a extensão. Além disso, o planejamento das atividades proporciona um encontro entre a realidade escolar e acadêmica, que possibilita a elaboração de atividades que sejam mais eficazes. Cabe ressaltar, que o PIBID é importante não somente para os acadêmicos participantes do programa, mas também da comunidade escolar que recebe as atividades, proporcionando, assim, um aproveitamento diferenciado no processo de ensino-aprendizagem.

Referências

BRASIL. Decreto-lei nº 7219, de 24 de Junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 120, p. 4, 25 jun. 2010.

______. Casa Civil - Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto-lei nº 7219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7219.htm>. Acesso em: 27 set. 2017.

CAPES, Fundação. Pibid – Programa Institucional de Bolsas e Iniciação à Docência. Brasília, atual. 06 set. 2017. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid>. Acesso em: 27 set. 2017.

GILES, Thomas Ranson. Filosofia da educação: temas básicos de educação e ensino. São Paulo: EPU, 1983.

PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2005.

VASCONCELLOS, Celso S. Planejamento: processo de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 10 ed. São Paulo: Libertad, 2002.

Downloads

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Cavalheiri, A., Braga Melo, E., Alves de Souza, G., Rohers Talavitz, J., Telles dos Santos, J., Venturini, J., Raddatz Ramos, R., & Machado Silva, R. M. (2024). A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM FILOSOFIA A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DO PIBID NA ESCOLA IRMÃO QUINTINO EM 2017. Anais Da Semana Acadêmica De Filosofia. Recuperado de https://revistas.fapas.edu.br/index.php/safilosofia/article/view/306