A FORMAÇÃO DO SUJEITO NA ESCOLA MODERNA E CONTEMPORÂNEA A PARTIR DA ESCOLARIZAÇÃO BURGUESA E DA FORMAÇÃO OMNILATERAL

Autores

  • Paulo Sérgio Machado Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Arnildo Pommer Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Palavras-chave:

Reforma capanema, Positivismo, Lei 13.415, Novo ensino médio

Resumo

Este artigo tem por objetivo fazer uma apreciação crítica da Educação no Brasil a partir do texto Escolarização burguesa e formação omnilateral, de André Rodrigues Guimarães, et al, publicado em RTS Revista Tecnologia e Sociedade, p.15-29, em 2008. A metodologia utilizada será a histórico-crítica e para essa análise faremos uma associação do texto citado com as Leis Orgânicas do Ensino Brasileiro, de 1942, no que diz respeito aos princípios norteadores subjacentes a essa Reforma. A conclusão preliminar a que chegamos é a de que a atual reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017) tem fortes ligações com a reforma, de 1942 quanto a manutenção do dualismo de classes através da educação.

Referências

ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos do estado. Biblioteca Universal Presença. 1980.

BENOIT, Lelita de Oliveira. Sociologia Comteana: gênese e devir. São Paulo: Discurso Editorial, 1999.

CIAVATTA, Maria. IN: Texto preparado para o Colóquio ‘A produção do conhecimento em educação profissional’, IFRN, Campus de Natal, RN, 19-20/maio/2011.

CUNHA, Célio da. Educação e Autoritarismo no Estado novo. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1981.

FRIGOTO, Gaudêncio. Os delírios da razão: crise do capital e metamorfose conceitual no campo educacional. In: GENTILI, Pablo (org.). Pedagogia da Exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 77-108).

GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação: Um estudo introdutório. 3. edição. São Paulo: Cortez: autores associados, 1983.

GHIRALDELLI JR, Paulo. História da Educação. 2 ed. São Paulo. Cortez,1992.

GUIMARÃES, André Rodrigues. Escolarização burguesa e formação omnilateral. RTS Revista Tecnologia e Sociedade. 2008. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2510>. Acesso em: 29 maio 2017.

KUENZER, A. Z. Ensino de 2º grau: o trabalho como princípio educativo. 2. Ed. São Paulo:Cortez, 1992.

LIBÂNEO, José Carlos. A educação escola pública e democrática no contexto atual: um desafio atual. In: Pedagogia da Fábrica: as relações de produção e a educação do trabalhador. et al. Educação escolar: Políticas, estruturas e organização.São Paulo: Cortez, 2002.

MACEDO, Aline Cardoso de Oliveira. Educação profissional em destaque [recurso eletrônico]: filosofia em diálogo com outros saberes / organização Aline Cardoso de Oliveira Macedo ... [et al.]. – Santa Maria: NTE da UFSM, 2017.

MARX, Karl (1848). O manifesto comunista. Edição ebooksbrasil.com, 1999.

MARX, Karl. O 18 Brumário de Louis Bonaparte. Obras escolhidas, V. 1. Lisboa/Moscou, 1982.

RAMOS, Lilian M. P. C. Contribuições de Marx, Engels e Gramsci para a análise da relação entre trabalho e educação na atualidade. RETTA, Vol I, nº 02, p, 31-47, jul,/dez. - 2010.

SIMON, Maria Célia. O Positivismo de Comte. In: REZENDE, Antonio (Org). Curso de Filosofia para professores e alunos dos cursos de segundo grau e de graduação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor/SEAF, 1986.

Downloads

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Machado, P. S., & Pommer, A. (2024). A FORMAÇÃO DO SUJEITO NA ESCOLA MODERNA E CONTEMPORÂNEA A PARTIR DA ESCOLARIZAÇÃO BURGUESA E DA FORMAÇÃO OMNILATERAL. Anais Da Semana Acadêmica De Filosofia. Recuperado de https://revistas.fapas.edu.br/index.php/safilosofia/article/view/304