O ENSINO EM SANTO AGOSTINHO

Autores

  • Marcelo Kloch Faculdade Palotina - FAPAS

Palavras-chave:

Santo Agostinho, Iluminação divina, Educação, Verdade

Resumo

Este artigo oriundo de uma pesquisa bibliográfica tem como objetivo apresentar de forma sucinta o processo do ensino no pensamento agostiniano. Utilizaremos como texto base a obra de Santo Agostinho: o De Magistro. Junto com ela, usaremos outros livros do próprio santo e alguns comentadores sobre este assunto. Em um primeiro momento veremos a partir do pensamento agostiniano como que a linguagem exerce a sua função neste processo, que onde falamos nada mais fazemos que ensinar ou recordar alguém de algo. O texto exporá ainda a chamada teoria da iluminação divina, onde Agostinho nos diz que devemo-nos voltar para a nossa alma, através de um processo de contemplação e de largar a materialização das coisas, pois é na alma quando esta iluminada pelo Mestre Interior que encontramos a Verdade. Para Agostinho o corpo é frágil, e ao buscar a verdade na matéria, o homem desvia do verdadeiro conhecimento, que é Deus. Encerramos com a afirmação de Agostinho, que só existe um único Mestre que é Cristo, ele nos ilumina na Verdade, enquanto os mestres terrenos exercem a função de estimular-nos a buscar a verdade interior.

Referências

ABREU, João Azevedo. Sobre o De Magistro, de Santo Agostinho. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/trans/v19/v19a16.pdf> Acesso em: 18 set. 2017.

AGOSTINHO. Confissões/De Magistro = Do Mestre. Tradução por Angelo Ricci. São Paulo: Nova Cultural, 1987.

AGOSTINHO. Sobre a potencialidade da alma. Tradução por Aloysio Jansen de Faria. Petrópolis: Vozes, 1997.

AGOSTINHO. Solilóquios e a vida feliz. Tradução por Adaury Fiorotti. São Paulo: Paulus, 1998.

BOEHNER, Philotheus. GILSON, Étienne. História da Filosofia cristã. Tradução por Raimundo Vier. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1988.

CAMBI, Franco. História da pedagogia. Tradução por Álvaro Lorencini. 2 Reimp. São Paulo: UNESP, 1999.

GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia. Tradução por João Azenha Jr. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

GILSON, Étienne. Introdução ao estudo de Santo Agostinho. Tradução por Cristine Negreiros Abbud Ayoub. São Paulo: Discurso Editorial; Paulus, 2006.

SOUZA, Mariana Rossetto; PEREIRA MELO, José Joaquim. A educação em Santo Agostinho: Processo de interiorização na busca pelo conhecimento. Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/1937_1302.pdf> Acesso em: 20 set. 2017.

VOEGELIN, Eric. Helenismo, Roma e cristianismo primitivo. Tradução por Mendo Castro Henriques. São Paulo: É Realizações, 2012.

Downloads

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Kloch, M. (2024). O ENSINO EM SANTO AGOSTINHO. Anais Da Semana Acadêmica De Filosofia. Recuperado de https://revistas.fapas.edu.br/index.php/safilosofia/article/view/303