A PEDAGOGIA SOCIALISTA E A SUA CRÍTICA À TÉCNICA NEOLIBERAL

UMA ANÁLISE A PARTIR DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Isis Moraes Zanardi Universidade Franciscana - UFN
  • Leonardo Guedes Henn Universidade Franciscana - UFN
  • Marcos Alexandre Alves Universidade Franciscana - UFN

Palavras-chave:

Pedagogia socialista, Técnica, Base nacional comum curricular

Resumo

Objetiva-se neste texto discutir a perspectiva tecnicista apresentada na Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, e na BNCC e apontar uma crítica a partir da pedagogia socialista. A técnica, na perspectiva socialista, é vista como uma contribuição para a formação de uma juventude capaz de construir um mundo melhor e que possibilite a transformação da economia e o progresso social. Além disso, visa preparar os jovens para viver no mundo, no viés político e econômico, todavia, a finalidade que se dá a ela não pode ser voltada somente a produção em massa e a ocupação de um lugar no mercado de trabalho. Porém, a técnica, na perspectiva neoliberal, visa preparar o indivíduo para a produção e não necessariamente a dimensão crítico-reflexiva. Tanto na BNCC quanto na Lei de reforma do Ensino Médio, percebe-se que o ensino de humanidades torna-se fragilizado, disciplinas como Filosofia, Sociologia, História ficam em segundo plano e predispõem do interesse dos educandos, ou seja, a sua autoridade enquanto disciplina necessária para a formação do ser humano, perde sua importância e passa a ser apenas disciplinas que serão problematizadas nas demais áreas do conhecimento.

Referências

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Publicado

2024-12-16

Como Citar

Moraes Zanardi, I., Guedes Henn, L., & Alves, M. A. . (2024). A PEDAGOGIA SOCIALISTA E A SUA CRÍTICA À TÉCNICA NEOLIBERAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO. Anais Da Semana Acadêmica De Filosofia. Recuperado de https://revistas.fapas.edu.br/index.php/safilosofia/article/view/301