A PEDAGOGIA SOCIALISTA E A SUA CRÍTICA À TÉCNICA NEOLIBERAL
UMA ANÁLISE A PARTIR DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Pedagogia socialista, Técnica, Base nacional comum curricularResumo
Objetiva-se neste texto discutir a perspectiva tecnicista apresentada na Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, e na BNCC e apontar uma crítica a partir da pedagogia socialista. A técnica, na perspectiva socialista, é vista como uma contribuição para a formação de uma juventude capaz de construir um mundo melhor e que possibilite a transformação da economia e o progresso social. Além disso, visa preparar os jovens para viver no mundo, no viés político e econômico, todavia, a finalidade que se dá a ela não pode ser voltada somente a produção em massa e a ocupação de um lugar no mercado de trabalho. Porém, a técnica, na perspectiva neoliberal, visa preparar o indivíduo para a produção e não necessariamente a dimensão crítico-reflexiva. Tanto na BNCC quanto na Lei de reforma do Ensino Médio, percebe-se que o ensino de humanidades torna-se fragilizado, disciplinas como Filosofia, Sociologia, História ficam em segundo plano e predispõem do interesse dos educandos, ou seja, a sua autoridade enquanto disciplina necessária para a formação do ser humano, perde sua importância e passa a ser apenas disciplinas que serão problematizadas nas demais áreas do conhecimento.
Referências
APPLE, M. A educação pode mudar a sociedade? Petrópolis/RJ: Vozes, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2017a.
BRASIL, Lei nº 13.415, de 16 de Fevereiro de 2017. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13415.htm>. Acesso em: 08 out 2017.
CAPRILES, R. Makarenko: o nascimento da pedagogia socialista. Editora Scipione, 1989. (Série Pensamento e ação no magistério).
KRUPSKAYA, N. K. A construção da pedagogia socialista. São Paulo: Expressão Popular, 2017.
MANACORDA, M. A. Marx e a pedagogia moderna. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2000.
MCCARTHY, C.; PITTON, V.; KIM, S.; MONJE, D. Movimento e estase da reorientação neoliberal da escolarização. In APPLE, M. W.; AU, W.; GANDIN, L. A. (orgs.). Educação Crítica: análise internacional. Porto Alegre: Artmed, 2011, pp. 49-65.
PISTRAK, M. Fundamentos da Escola do Trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2000.
SHULGIN, V. N. Rumo ao politecnismo. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Isis Moraes Zanardi, Leonardo Guedes Henn, Marcos Alexandre Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.