A FILOSOFIA REPRESENTADA EM FOTOGRAFIAS

Autores

  • Gilberto Oliari Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Elisete Medianeira Tomazetti Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Palavras-chave:

Educação, Ensino de filosofia, Tempo de pensamento, Escola

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a aprendizagem da Filosofia no Ensino Médio. Apresenta resultados de uma pesquisa, com as questões: “O que representa a disciplina de Filosofia na escola?”; “O que significa estudar Filosofia?”, realizada com estudantes secundaristas de uma escola pública da cidade de Chapecó – SC. Para responder as questões citadas, os alunos foram convidados a registrar uma fotografia que as representasse. Pode-se concluir que aprender Filosofia no Ensino Médio, contribui para o exercício de pensamento e construção: pensamento que busca conhecer-se para insere-se no mundo comum; construção de conceitos e saberes para toda a vida.

Referências

ARENDT, Hannah. A Condição Humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008. 10ª edição.

BANCKS, Marcus. Dados visuais para pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

COTRIM, Gilberto; FERNANDES, Mirna. Fundamentos da Filosofia (Manual do Professor). São Paulo: Saraiva, 2013. 2ª edição.

HEUSER, Ester Maria Dreher. Filosofia na Escola e a imprescindível experiência da solidão. In: Tomazetti, Elisete M. (org.). Ensino de Filosofia: experiências, problematizações e perspetivas. Curitiba: Editora Appris, 2015.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

NÓVOA, António. Carta a um jovem investigador em Educação. Investigar em educação – IIª série. Braga (PT), n. 3, p. 13-21, 2015. Disponível em: <http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/83/82>. Acesso em: set. 2017.

SERRES, Michel. Polegarzinha: uma nova forma de viver em harmonia, de pensar as instituições, de ser e de saber. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015.

WEFFORT, Madalena Freire. Observação, registro e reflexão. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996.

WUENSCH, Ana Míriam Altmayer. Considerações sobre natalidade e educação em Hannah Arendt. In: Tomazetti, Elisete M. (org.). Ensino de Filosofia: experiências, problematizações e perspetivas. Curitiba: Editora Appris, 2015.

Downloads

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Oliari, G., & Tomazetti, E. M. (2024). A FILOSOFIA REPRESENTADA EM FOTOGRAFIAS. Anais Da Semana Acadêmica De Filosofia. Recuperado de https://revistas.fapas.edu.br/index.php/safilosofia/article/view/298