A FELICIDADE EM ARISTÓTELES
Palavras-chave:
Aristóteles, Felicidade, Virtudes, Disposições da almaResumo
O ser humano a todo momento está em busca da felicidade. Inúmeros autores tentaram demonstrar no que consiste a felicidade e o que se deve fazer para chegar a mesma. Entre esses inúmeros autores se encontra Aristóteles e é da sua teoria da felicidade que iremos nos ater nesse artigo. Primeiramente vamos nos dedicar a diferença dos seres que faz Aristóteles, se utilizando basicamente da obra De Anima, posterior a essa definição vamos analisar os dois tipos de virtudes que o nosso autor propõe, as éticas e as dianoéticas, algo determinante para conseguirmos entender o conceito de felicidade em Aristóteles. Já com essas duas definições feitas podemos adentrar sem medo ao tema proposto, A felicidade em Aristóteles, aqui nos utilizaremos basicamente da obra Ética a Nicômaco, onde no primeiro capítulo da obra o autor relata com bastante precisão esse tema. Ao findar o trabalho pretendemos concluir que a felicidade não está nos prazeres, nem nas honras, nem em outro lugar, a não ser na parte mais elevada da alma, a nossa inteligência e, é através dessa inteligência que exercita as virtudes dianoéticas que conseguiremos chegar à felicidade acessível unicamente a seres humanos.
Referências
ALVES, Marcos Alexandre. Ética e educação: caráter virtuoso e vida feliz em Aristóteles. Acta Scientiarum, Maringá, V.36, nº1, p. 93-104, jan.-jun., 2014. In: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/19276>. Acesso em 25 mar. 2016.
AQUINO, Tomas de. Suma Teológica. São Paulo: Edições Loyola, 2005. v. 1.
ARISTÓTELES. Da Alma (De Anima). Tradução e notas: Carlos Humberto Gomes. Lisboa, Edições 70, 2001.
______. Ética a Nicômaco. Tradução e notas: Edson Bini. Bauro. SP. Edipro; 3. edição, 2013.
BATISTELLA, Fabio Junior. A virtude da amizade perfeita como categoria imprescindível à felicidade suprema em Aristóteles. 2007. 73 p. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura Plena em Filosofia) - Faculdade Palotina, Santa Maria, RS.
CRUVINEL, Gustavo Henrique Rondis; FREITAS, Filipe Gomes de; BELMÍRIO André Felipe; GRANDO, Tobias Zeni. Educação para a felicidade em Aristóteles. In. VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2015, Santa Maria. Anais. Disponível em:<http://192.185.213.204/~fapas413/index.php/anaiscongressoie/article/viewFile/442/353> Acesso em: 25 mar. 2016.
HÖFFE, Otfried. Aristóteles. Tradução: Roberto Hofmeister Pich. Artmed, Porto Alegre: RS. 2008.
MALINOSKI, Jocemar. Educação ético-política como caminho para a felicidade em Aristóteles. Santa Maria: 2007. 60 p. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura Plena em Filosofia) - Faculdade Palotina. Orientação Prof. Marcos Alexandre Alves.
REALE, Giovanni. Historia da filosofia volume 1, São Paulo, Paulus, 2003.
SANGALLI, Idalgo Jose. O fim ultimo do homem: eudaimonia Aristotélica à Beatitude Agostiniana. EDIPUCRS, Porto Alegre: RS. 1998.
SILVEIRA, Denis Coitinho. Os sentidos da justiça em Aristóteles. EDIPUCRS, Porto Alegre: RS. 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Douglas Giuliani Durigon, Junior Lago
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.