BREVES CONSIDERAÇÕES ENTRE ROMANTISMO E IDEALISMO ALEMÃO

HERDER, FICHTE, SCHELLING

Autores

  • Ângelo Estevam Polidoro Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Palavras-chave:

Herder, Fichte, Schelling, Romantismo, Idealismo

Resumo

O presente artigo busca elucidar brevemente a filosofia pós-kantiana e a vinculação de três autores do romantismo e idealismo alemão. Primeiramente esboçar-se-á a concepção de natureza e história em Herder. Tal perspectiva pode ser considerada um modo totalmente novo no campo filosófico. Em um segundo momento mostrar-se-á a influência e o contato da filosofia de Fichte para com o romantismo por meio de sua concepção de eu absoluto criativo. Por fim, elucidar-se-á a perspectiva de Schelling com sua fundamentação filosófica artística de eu e de Absoluto. Schelling acredita na união do espírito e da natureza por meio da livre criação do gênio humano. Tal criação é a afirmação e cristalização do absoluto na natureza e espiritualização da natureza no Absoluto. O autor acredita ser isso possível por meio da arte.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. História da filosofia. 3. ed. Lisboa: Presença, 1983. v.9. Coleção em 14v.

BORGES FILHO, João Nascimento. O idealismo pós-kantiano. 200--. Disponível em: <http://www2.unifap.br/borges>.

FICHTE, J. H. A doutrina da ciência de 1794 e outros escritos. 3. ed. São Paulo: Nova cultural, 1988. (Os pensadores).

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 6. ed. Petrópolis RJ: Vozes. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2014. v. 1.

HARTMANN, Nicolai. La filosofía del idealismo alemán: Fichte, Schelling y los románticos. Buenos Aires: Sudamericana, 1960. v.1.

HEGEL. A fenomenologia do espírito. 8. ed. Petrópolis Rj: Vozes: Bragança Paulista: Editora Universitária São Franscisco, 2013.

KLEIN, Joel Thiago. Kant e a primeira recensão a Herder: comentário, tradução e notas. Studia Kantiana, Florianópolis, v. 13. 2012.

PEREIRA, Caio Heleno da Costa. A forma e o princípio da filosofia: tradução e comentário de dois escritos do jovem Schelling. Curitiba: Versão digital, 2013.

ROVIGHI, Sofia Vanni. História da filosofia moderna: da revolução científica a Hegel. Edições Loyola. São Paulo, Brasil, 1999.

SAFRANSKI, Rüdiger. Romantismo: uma questão alemã. São Paulo: Estação Liberdade, 2010.

SCHELLING, F. W. A essência da liberdade humana: investigações filosóficas sobre a essência da liberdade humana e das questões conexas. Petrópolis: Vozes, 1991.

______. Obras escolhidas. 3. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1989. 178 p. (Os pensadores).

______. Filosofia da arte. São Paulo: EDUSP, 2001.

______. La relacion de las artes figurativas con la naturaleza. Buenos Aires: Aguilar Edditor, 1963.

Downloads

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Polidoro, Ângelo E. (2024). BREVES CONSIDERAÇÕES ENTRE ROMANTISMO E IDEALISMO ALEMÃO: HERDER, FICHTE, SCHELLING. Anais Da Semana Acadêmica De Filosofia. Recuperado de https://revistas.fapas.edu.br/index.php/safilosofia/article/view/287