A GÊNESE FILOSÓFICA DA IDEIA DE PHILOSOPHÍA EM ARISTÓTELES
Palavras-chave:
Sophía, Theoría, Philosofía, AristótelesResumo
O filosofar se fez presente na Grécia, naturalmente muito tempo antes da Platão e Aristóteles. Ele consistia na atitude de examinar o mundo a sua volta para conhecê-lo era a atitude do sábio. No entanto, o espírito especulativo do homem foi lhe conduzindo por veredas mais complexas. No oriente a filosofia desenvolveu-se com um caráter mais operativo, e no acidente, desenvolveram-se realidades mais intelectuais da sabedoria. A sophía, em suma, se originou da busca do espírito do homem pelo conhecimento. No entanto, a mesma ânsia que lhe resultou no encontro, lhe impeliu a algo mais. O conhecimento evoluiu. O discurso se tornou racional e a inteligência se situou de um novo modo diante das coisas, surgiu então a theoría. Assim, foram, aos poucos, se descobrindo, na Grécia, zonas de realidades diversas, levando em conta as peculiaridades próprias do saber e fazendo delas objetos de seus estudos. A sophia passou a ser o ‘gosto de saber’, ‘o saber pelo saber’, a philosophía. Aristóteles, nesse sentido, não buscava a filosofia. O que ele buscava era diferente do objeto de estudo propriamente dito dela e, por sua vez anterior a ela. Em termos posteriores, o filósofo buscava a forma sob a qual poça existir o saber filosófico com pleno rigor intelectual. Aristóteles, tentando dar uma estrutura racional ao saber filosófico, descobriu a filosofia primeira, e, a partir de então, descobriu a realidade enquanto tal.
Referências
ARISTÓTELES. Metafísica: Volume II / Ensaio introdutório, texto grego com tradução e comentário de Giovanni Reale. Tradução de Marcelo Perine. 3. ed. São Paulo. Edições Loyola, 2002.
______. Metafísica: Volume II / Ensaio introdutório, texto grego com tradução e comentário de Giovanni Reale. Tradução de Marcelo Perine. 3. ed. São Paulo. Edições Loyola, 2002.
______. Metafísica: Volume III / Ensaio introdutório, texto grego com tradução e comentário de Giovanni Reale. Tradução de Marcelo Perine. 3. ed. São Paulo. Edições Loyola, 2002.
HERÓDOTO. História. Vol. 1º. Tradução de J. Brito Broca. São Paulo: Editora Brasileira Ltda, 1952. (Coleção Clássicos Jackson).
PEREIRA, Isidro. Dicionário grego-português e português-grego. 5. ed. São Paulo: Editora Porto: Apostolado da Imprensa, s.d.
RUSS, Jacquelini. Dicionário de filosofia. São Paulo: Editora Scipione, 1994.
VAZ, Henrique Cláudio de Lima. Antropologia filosófica II. Vol. II. São Paulo: Loyola, 1992. (Coleção Filosofia; 22).
ZUBIRI, Xavier. Natureza, História, Deus. Tradução de Carlos Nougué. São Paulo: É Realizações, 2010. (Coleção Filosofia Atual).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Junior Lago
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.