A PRIORIDADE DA METAFÍSICA COMO MÉTODO FILOSÓFICO PARA O INÍCIO E RECUPERAÇÃO DA FILOSOFIA

Autores

  • Jonas Gabriel Vilela Santos Faculdade Palotina - FAPAS
  • Filipe Gomes de Freitas Faculdade Palotina - FAPAS

Palavras-chave:

Aristóteles, Kant, Hegel, Ser enquanto ser

Resumo

O presente artigo empreende uma breve reflexão a respeito da metafísica, não como mero instrumento de limiar científico, justificando extra-realisticamente o percebido, mas como apanágio do próprio ato de filosofar que lhe outorga e ordena o título de ciência das causas universais, que em Aristóteles, construtor originário do sistema epistemológico basal deste artigo, é conhecimento da coisa em si, do próprio ‘ser’, analisado em contraponto com as antíteses: kantiana, sobre a impossibilidade do cogito do númeno, e hegeliana, sobre a superação dialética do ser como mera episteme lógica em busca de um sentido absoluto. Conclui-se, por fim, a necessidade imprescindível de uma ciência universal que tem por objeto, cuja realidade não cabe por em análise crítica, o ser em si mesmo e que em momento algum sonega à filosofia seus postulados primeiros.

Referências

ARISTÓTELES. Metafísica: volume II / Aristóteles; ensaio introdutório, texto grego com tradução e comentário de Giovani Reale. Tradução de Marcelo Perine. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013. v. 2.

ETTIENNE, G. Filosofia na idade média. São Paulo: Martins Fonte, 2001.

KANT, I. Crítica da Razão Pura. Trad. De Fernando Costa Mattos. 2. Ed. Petrópolis, RJ. Vozes, 2013.

PAGNI, P. A.; SILVA, D. J. Introdução à Filosofia da Educação: temas contemporâneos e história. São Paulo: Avercamp, 2007.

REALE, G. Ensaio introdutório, texto grego com tradução e comentário. São Paulo: Loyola, 2013. v. 3.

RUBIN, A. A. Também você é filosofo. Santa Maria: Pallotti, 2002.

WOHLFART, J. A. Metafísica e ética: estudo sistemático em Hegel. Passo Fundo: Instituto Superior de Filosofia Berthier, 2003.

ZUBIRI, X. Natureza, história, deus. São Paulo: Realizações, 2010.

Downloads

Publicado

2024-12-12

Como Citar

Vilela Santos, J. G., & Gomes de Freitas, F. (2024). A PRIORIDADE DA METAFÍSICA COMO MÉTODO FILOSÓFICO PARA O INÍCIO E RECUPERAÇÃO DA FILOSOFIA. Anais Da Semana Acadêmica De Filosofia. Recuperado de https://revistas.fapas.edu.br/index.php/safilosofia/article/view/270