A EXISTÊNCIA E A INDIVIDUALIDADE
COMO AGIR MORALMENTE OU PERANTE A LEI DIVINA NO PENSAMENTO DE KIERKEGAARD
Palavras-chave:
Kierkegaard, Existência, Individualidade, MoralResumo
No pensamento de Sören A. Kierkegaard busca-se compreender a existência humana o sobre como se constrói dentro da sociedade. Em seguida, desenrola o discurso dele sobre como o homem chega a se desesperar no mundo. Esse desespero fundamenta-se num indivíduo que não consegue buscar ou construir o próprio eu, porém essa existência de cada indivíduo não é algo pronto ou acabado, mas é um processo, algo a ser desenvolvido. A responsabidade é vista como o único caminho de salvação ou para a edificação humana. Esse caminho da salvação é o da descoberta do meu eu, ao qual nos libertará do desespero. O desespero vem do exterior e que destrói a edificação do eu. Se o indivíduo é responsável pela sua formação, como ele deve agir segundo à moral (geral) ou pela religiosidade? Kierkegaard mostra o exemplo concreto de Abraão que recebe o anúncio de Deus para sacrificar o filho Isaac,mostra que agindo moralmente nesse caso, Abraão é considerado como assassino ou criminoso e, de outro lado, ele mostra o quanto obediente é diante de Deus, isto é, agiu pela fé para ganhar a comunidade, mas isso só pela graça divina.
Referências
BEAUFRET, Jean. Introdução às filosofias de existência: de Kierkegaard a Heidegger. Tradução e notas de Salma Tamnnus Muchail. São Paulo: Duas Cidades, 1976.
KEIRKEGAARD, Sören Aabye. 1813-1855. Diário do sedutor; Temor e tremor; Desespero humano; traduções de Carlos Grife, Maria José Marinho e Adolfo Casais Monteiro. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
KIERKEGAARD, Sören Aabye. O Desespero humano. Doença até à morte.
MARTINS, Jasson da Silva. Kierkegaard e Hegel: ou o Indivíduo contra a Corporação. Revista Pandora Brasil – Número 23, p. 90-101, Outubro de 2010.
REBLIN, Iuri Andréas. A Angústia Kierkegaardiana. Revista eletrônica do Núcleo de Estudos e Pesquisas do Protestantismo (NEPP) da Escola Superior de Teologia. Volume 16, maio-ago. de 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Celso Jochua Tsambi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.