RACIONALIDADE AFETIVA E ALTERIDADE RADICAL

A ÉTICA EM EDMUND HUSSERL E EMMANUEL LEVINAS

Autores

  • Jefferson Polidoro Dias Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Palavras-chave:

Husserl, Levinas, Ética, Racionalidade, Alteridade

Resumo

O seguinte trabalho de cunho preliminar tem por finalidade analisar as bases fundamentais da ética no pensamento de Edmund Husserl e Emmanuel Levinas, enfocando a questão da gênese das suas respectivas filosofias. Husserl explora a questão da subjetividade, sendo esta ao mesmo tempo racional e afetiva, utilizando ambos os critérios para a formação do cogito. Todavia seu pensamento permite que seja a racionalidade e não a afetividade que conduz as ações do homem, ou seja, a vida ética, fazendo deste um exemplo de pensador racionalista. Levinas radicaliza ou mesmo rompe o pensamento de seu mestre, não mais entendendo a questão ética ligada à racionalidade tradicional e a ontologia. Busca então explorar a questão do sentido ético, buscando na questão da substituição elaborar uma nova forma de entendimento sobre a ética, a colocando no patamar de filosofia primeira, para somente então expor o seu pensamento da subjetividade responsiva, ou seja, uma “ética”.

Referências

FABRI, M. A alteridade radical de Levinas e a ética racionalista de Husserl. Disponível em:< http://www.ihuonline.unisinos.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4416&secao=391>. Acesso em: 25 maio 2014.

HUSSERL, E. A crise da humanidade europeia e a filosofia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

______. Meditações Cartesianas: introdução à fenomenologia. Tradução de F. Oliveira. São Paulo: Madras. (Original publicado em 1931). 2001.

______. Valor de la vida. Valor del mundo. Moralidad (Virtud) y felicidade. Acta fenomenológica latino-americana. Volume III. Morelia. México. Tradução de 2009.

LEVINAS, E. Alterité et transcendance. Paris, 1995.

______. Ética e infinito. Trad. Fhilipe Nemo. Lisboa: Ed. 70, 1988.

______. Totalidade e infinito. Tradução de José P. Ribeiro. Lisboa: Ed. 70, 1988

PELIZZOLI, M. L. A Relação ao Outro em Husserl e Levinas. Coleção Filosofia 20. Porto Alegre: Edipurs,1994.

REICHOLD, A. A corporeidade esquecida: Sobre o papel do corpo em teorias ontológicas. Tradução de Benno Dischinger. São Leopoldo: Nova Harmonia. 2006.

Downloads

Publicado

2024-12-11

Como Citar

Polidoro Dias, J. (2024). RACIONALIDADE AFETIVA E ALTERIDADE RADICAL: A ÉTICA EM EDMUND HUSSERL E EMMANUEL LEVINAS. Anais Da Semana Acadêmica De Filosofia. Recuperado de https://revistas.fapas.edu.br/index.php/safilosofia/article/view/252