NATUREZA HUMANA

REALISMO MAQUIAVELINO ACERCA DO AGIR HUMANO

Autores

  • Jorge dos Santos de Araujo Faculdade Palotina - FAPAS

Palavras-chave:

Natureza humana, Ordem, Poder

Resumo

Podemos dizer que o pensamento de Maquiavel se desenvolve num ambiente social conturbado, a Itália estava toda dividida em pequenos principados e pequenas cidades que surgiam e desapareciam com facilidade. O cenário era desolador, por tudo girava em torno de “quatro eixos fixos, Roma, Veneza, Milão e Florença” (CHEVALLIER, 1999, p. 19). Aos poucos, tudo isso foi influenciando em seu pensamento, tanto que ele se deu conta de que o homem era “mau, carregado de ambições e de desejos que busca, a todo custo, satisfazer” (BARROS, 2010, p. 40) e, por serem invejosos, estão “sempre mais prontos a censurar do que a louvar as ações alheias” (MAQUIAVEL, 2007, p. 5). A sensação, olhando para o homem e sua natureza, é de insegurança, pois se deve estar sempre atento à sua ambição. Esta visão maquiavelina, nada mais é que uma leitura da realidade na qual o secretário florentino se desenvolveu. Aliás, Maquiavel é um leitor da realidade, é um realista político que tem seu pensamento calcado em suas próprias experiências empíricas. A política, em Maquiavel, não pode estar separada da natureza humana, pois a questão sobre a natureza humana está atrelada ao poder, uma vez que o ser humano busca em demasia satisfazer-se a si mesmo. Todos almejam o poder, o desejam, porém, nem todos tem coragem suficiente para conquistá-lo. Quando encontram alguém mais forte, os covardes ficam intimidados e se acomodam, por isso que todos desejam, mas nem todos conseguirão exercer algum poder. Talvez uma das principais consequências dessa natureza humana egoísta seja a anarquia. A prova disso são as brigas de interesses e conflitos por territórios, poder que assolavam a Itália e dividiam-na. Para isso, Maquiavel propõe caminhar em direção à república, utilizando-se como meio, o principado, pois somente através de uma ordem imposta é que se conseguirá amenizar os efeitos do desejo humano pelo poder.

Referências

BARROS, Vinícius Soares de Campos. 10 lições sobre Maquiavel. Petrópolis: Vozes, 2010. 5. ed.

CHEVALLIER, Jean Jacques. As grandes obras políticas de Maquiavel a nossos tempos. Tradução de Lydia Cristina. Rio de Janeiro: AGIR, 1999. 8. ed.

MAQUIAVEL. O Príncipe. Tradução de Antonio Caruccio-Caporale. Porto Alegre: L&PM, 1998.

______. Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio. Tradução de MF. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

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Publicado

2024-12-11

Como Citar

dos Santos de Araujo, J. (2024). NATUREZA HUMANA: REALISMO MAQUIAVELINO ACERCA DO AGIR HUMANO. Anais Da Semana Acadêmica De Filosofia. Recuperado de https://revistas.fapas.edu.br/index.php/safilosofia/article/view/249