MÚSICA E FILOSOFIA NA ANTIGUIDADE
Palavras-chave:
Música, Antiguidade, Pitágoras, Platão, AristótelesResumo
É importante perceber a íntima ligação entre a música e a filosofia, que quase sempre é desprezada pelos filósofos. Esta ligação é observada ao longo dos séculos, desde Pitágoras, vindo até os dias de hoje, sendo manifestada nas obras dos filósofos que se preocupam com a área da filosofia denominada Estética. Porém, antes de preocupar-se com aquilo que os mais importantes filósofos antigos entendem por música e sua função, é necessário que se distinga a música prática, sensível, como comumente é vista, da música que está além do sensível, isto é, transcendente e inaudível, ou ainda teórica. Pitágoras, além de sua ampla contribuição para a filosofia, no ramo musical, foi o primeiro a perceber que havia uma variação entre a altura das notas, isto é, os intervalos. Pitágoras, inspirado por Dâmon de Atenas, defende a influência da música no movimento da alma humana, podendo inserir e modificar comportamentos. Posteriormente, Platão irá diferenciar a música como techné, da música como episteme, valorizando logicamente a música como conhecimento verdadeiramente útil, e quase desprezando a música como simples apreciação, ao contrário de Aristóteles que verá no ócio algo importante para a formação, passando a valorizar a música como um valor subjetivo e particular.
Referências
ARISTÓTELES. Política. Tradução de M. da Gama Kury. Brasília: Editora UnB, 1997.
FUBINI, Enrico. Estética da música. Coimbra: Edições 70, 2008.
NASCIMENTO, Zilpha Carvalho Barros do. Música em Platão: arte ou ciência? TCC. Campinas: Unicamp, 2003. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000296049.
PLATÃO. A República. Tradução de Enrico Corvisieri. São Paulo: Nova Cultura Ltda, 1997.
PLATÃO. Górgias. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Grupo de discussão Acrópolis; Homepage: http://br.egroups.com/group/acropolis. Publicado em: http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/gorgias.pdf.
TOMÁS, Lia. Música e Filosofia: estética musical. São Paulo: Irmãos Vitale, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Abigail Somavilla
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.