A CRÍTICA DE KANT SOBRE O ARGUMENTO ONTOLÓGICO DE SANTO ANSELMO
Palavras-chave:
Anselmo, Fé, Deus, Kant, TranscendentalResumo
O presente artigo objetiva apresenta a crítica de Kant ao argumento ontológico de Anselmo de Aosta. Este que tenta demonstrar a existência de Deus baseando somente pela ração, mas sua apresentação não deixa de ser baseada na fé. Kant inova a pesquisa filosófica ao propor um novo método de conhecer a realidade com as categorias do intelecto. O filósofo crítico, desperta para um novo entendimento da filosofia: a filosofia transcendental, tendo como principio a separação entre pensamento e realidade. O filósofo afirma que não é a razão que se adapta ao objeto, senão que é o objeto que é adaptado pela razão, sendo este importante para o argumento da não existência de Deus, pois não há o objeto.
Referências
ANSELMO, Santo. Monológio. Col. Os Pensadores. Tradução de Angelo Ricci, vol. VII, São Paulo: Abril Cultural, 1973a.
______, Proslógio. Col. Os Pensadores. Tradução de Ângelo Ricci, vol. VII, São Paulo: Abril Cultural, 1973b.
GAYGILL, Howard. Dicionário Kant. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
GILBERT, Paul. Lê Proslogion de S. Anselme. Roma: Editrice Pontifícia Università Gregoriana,1990.
KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Tradução de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. Lisboa: Editora Fundação Caloute Gulbenkian, 1985.
MACHADO, Adriane Da Silva. A existência De Deus. Nas Obras de Anselmo de Aosta e René Descartes. 2005. Monografia (Graduação em Filosofia) ¬– Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, RS.
REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia: do Humanismo a Kant. São Paulo: Paulus, 1990. v. II.
TOMATIS, Francesco. O argumento ontológico: a existência de Deus de Anselmo a Schelling/ Francesco Tomatis; tradução Sergia José Schirato. São Paulo: Paulus, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Helton Luiz Wachholz de Souza, Rafael de Souza Prestes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.