Normas Editoriais

Caro autor (a), ao submeter o arquivo contendo o texto a ser avaliado, solicitamos que leia atentamente o documento em questão, e verifique se ele está enquadrado no escopo da Revista Frontistés, bem como se o mesmo atende aos seguintes quesitos:

  1. Será permitida a publicação de apenas um trabalho (artigo ou resenha) autoral por edição da Revista, exceção feita ao coautor docente.
  2. Os trabalhos deverão ser encaminhados em arquivo de texto editável (.doc, .docx, .odt), contendo: a) artigo: entre 10 (dez) e 20 (vinte) laudas; b) resenha: no máximo 10 (dez) laudas.
  3. Os trabalhos não precisam conter 'paginação'. Haja vista que a 'mesma' será incluída em cada Edição, de acordo com seu respectivo sumário.
  4. Os trabalhos deverão conter a seguinte formatação gráfica:
    4.1 Folha tamanho A4;

4.2 Margens: 

  1. a) Esquerda – 3,0 cm; c) Superior – 3,0 cm;
  2. b) Direita – 2,0 cm; d) Inferior – 2,0 cm; 

4.3 Fonte, alinhamento e estilo:

  1. a) Título do artigo – Times New Roman, corpo 12, maiúscula, negrito e centralizado; 
  2. b) Autoria – alinhado à direita na primeira lauda, Times New Roman, corpo 12. Após o nome, insira uma nota de rodapé indicada por um asterisco, a qual deve conter a filiação institucional do proponente e endereço de e-mail para contato; 
  3. c) Resumo – deve estar localizado a um espaço de 1,5 cm abaixo do nome do autor, justificado, sem parágrafo, fonte tamanho 12, espaçamento simples e o texto deve iniciar logo após os dois pontos que seguem a palavra 'Resumo:’, escrita em negrito e com a primeira letra maiúscula. As palavras-chave devem estar logo abaixo do resumo, a um espaço de 1,5 cm, iniciadas com letra maiúscula, separadas entre si por ponto, finalizadas também por ponto e antecedidas da expressão 'Palavras-chave:', sendo esta escrita em negrito e com a primeira letra maiúscula. O resumo do texto, de no mínimo 100 (cem) e no máximo de 200 (duzentas) palavras, deverá ser acompanhado de até 04 palavras-chave. Todos os artigos deverão apresentar resumo, palavras-chave e título em língua estrangeira;
  4. d) Subtítulos (ou seções primárias) – devem ser escritos com letras minúsculas, excetuando-se a primeira letra e nomes próprios, em negrito, alinhados à esquerda, sem parágrafo e numeradas com algarismo arábico, sem ponto ou hífen. As subseções seguem a mesma formatação, exceto o negrito, e são indicadas por ponto (Ex.:1.1; 1.2...). 'Considerações iniciais', 'Considerações finais' e 'Referências' seguem a formatação de seção primária, porém nãosão numeradas;
  5. e) Corpo do texto – Times New Roman, corpo 12 com espaço de 1,5 linhas, sem espaço entre parágrafos (antes ou depois) e justificado; 
  6. f) Recuo especial da primeira linha do parágrafo – 1,5 cm; 
  7. g) Recuo de parágrafo à esquerda (citação direta com mais de três linhas) – 4 cm;
  8. h) Citações longas (em bloco) e notas de rodapé – Fonte Times New Roman, tamanho 11 com espaço simples; e
  9. i) Referências – Fonte Times New Roman, tamanho 12 com espaço simples e separadas entre si por um espaço simples em branco (NBR 14724:2011, item 5.2). As referências do trabalho deverão ser apresentadas em ordem alfabética, no final do texto e formatadas em conformidade com a norma da ABNT (NBR 6023:2018);

4.4 As citações serão aceitas pelo sistema Autor/Data – indica-se a fonte, pelo sobrenome do autor, seguido da data de publicação do documento, separados por vírgula e entre parênteses (citação indireta). Para as citações diretas, inclui-se a indicação de página (NBR10520: 2002, item 5 e 6.3). Observa-se que as citações em outro idioma deverão ser traduzidas no corpo do texto e o original deverá constar em nota de rodapé, sendo que a fonte será indicada somente no corpo do texto.

4.5 As notas de rodapé deverão ser colocadas ao final de cada lauda respectivamente. Não serão aceitas notas de rodapé de referência; utilize o espaço apenas para notas explicativas.

  1. Os autores serão notificados da aceitação ou não dos artigos.
  2. Os artigos devem expressar a opinião de seus autores. É permitida a reprodução parcial dos artigos desde que citada a fonte.
  3. No item “Indexação da Submissão” descreva o tipo, método, processo ou enfoque dado ao material apresentado para submissão. Por exemplo: Pesquisa Bibliográfica; Pesquisa Empírica de Campo; Revisão de Literatura; Pesquisa Histórica etc. 
  4. Como o processo de Avaliação é realizado por meio de Pares Cega a identificação de autoria dos trabalhos será removida do arquivo que será encaminhado ao Parecerista/Avaliador, garantindo assim o critério de sigilo da revista.